Hoje Eu Quero Falar Sobre...


O Trecho da Música: "VIAGEM"
Composição: João de Aquino/Paulo César Pinheiro

Oh! tristeza me desculpe
Estou de malas prontas
Hoje a poesia
Veio ao meu encontro
Já raiou o dia
Vamos viajar.


      A vida é um dom divino, um presente de Deus para nós. As experiências vivenciadas durante a nossa vida nos moldarão como o barro na mão do Oleiro - isto é, se permitirmos sermos moldados em especial pelos momentos difíceis que atravessamos - "A vida tem altos e baixos - a diferença está em como lidamos com os baixos!!"
      Deste modo, coisas tais como: tristeza, alegria, erros, acertos, vitórias, derrotas, perdas, ganhos, frustrações, coragem, medos, otimismo, pessimismo, acreditar, desacreditar, enfim a lista é enorme, estas coisas na verdade são experiências que fazem parte da vida e não tem como fugir delas, vez por outra elas surgem no nosso caminho e de um jeito ou de outro vamos passar por isto mesmo tentando ou querendo fugir ou fingir.
      Porém se soubermos extrair o aprendizado dessas experiências teremos crescido e evoluído como seres humanos. Mas lembre-se de uma coisa: tudo tem o seu tempo - começo - meio - e fim. Uma coisa tem que sair para dar lugar a outra. Assim, o sol tem o seu tempo de brilhar, mas ele tem ir embora para dar lugar a noite, que por sua vez tem o seu período, mas tem que ir embora para dar lugar ao sol outra vez. A Primavera tem o seu tempo, mas terá que partir ou sair de cena, para dar lugar ao Verão, que vai dar lugar ao Outono, que vai dar lugar ao Inverno e assim vai. As chuvas dão lugar ao céu límpido, o vento forte dá lugar a brisa, a tempestade da lugar a calmaria.
      Do mesmo modo, a tristeza tem o seu momento, o seu lugar na vida de cada um, mas uma vez experimentada, vivenciada, temos que abrir mão dela, deixá-la ir para que venha o momento da alegria e então experimentamos também o que é alegria. Do mesmo modo, a derrota precisa dar lugar a vitória - eu não posso perder sempre, eu também preciso vivenciar o que é vencer. A dor precisa ir embora para dar lugar ao bálsamo da cura. Eu não posso sempre errar, eu também preciso vivenciar o que é acertar. Eu não posso sempre sentir medo - eu também preciso vivenciar a coragem, e assim vai.
      São os opostos, deste modo temos às vezes que saber, assim como diz a música, "pedir desculpas a tristeza, fazer as malas e ir viajar", se a tristeza quiser ficar, que fique sozinha, pois a poesia veio ao seu encontro e você vai viajar. Viajar lembra: prazer, liberdade, alegria, independência, descobrimento, sensação de merecimento e estar em contato com a natureza e com Deus - a fonte da vida. Já raiou o dia - a noite ficou para traz!! e assim é a vida!! Como dizia Gonzaguinha "a beleza de ser um eterno aprendiz!!!"